quarta-feira, 23 de abril de 2008

Distância: 10 km - Colocação: 105 - Tempo: 00h51m33s

Resumo da ópera

Foram 62 dias desde que tive a grande decisão de CORRER minha primeira Prova Rústica Tiradentes. Para ser bem sincero, quem me incentivou muito foi uma pessoa muito importante que Deus colocou em minha vida. Tentei ir expondo aqui no blog minha evolução, problemas, dificuldades, fracassos e vitórias. E agora chego à reta final desta saga maratonística. Outras virão.

Não foi tarefa fácil para uma pessoa que estava há praticamente um ano sem se dedicar a pratica de algum esporte, salvo aquelas peladinhas de fim de semana, aquele basquetinho de trio(também no fim de semana), aquela mesa de pôquer, dominó com os velhos da praça, paciência no o computador, etc.

Descobri que correr não é só sair correndo feito um doido, mesmo por quê não sou doido(eu acho). Primeira coisa foi educar meu esbelto corpo às longas distâncias. Comecei bem devagar, caminhando ao redor do Parque do Ingá uma volta, depois duas, duas e meia completando a outra metade correndo. Isso tudo durou uma semana. Na semana seguinte abandonei as caminhadas passando somente a correr. Novamente comecei pegando leve: uma volta, duas. E assim foi por mais três semanas.

O próximo passo foi tentar completar três voltas ao redor do Parque do Ingá. Fato realizado com o fôlego e ar faltando. A partir daí, sempre fazendo três voltas, melhorando o condicionamento. Mais duas semanas nesse ritmo. O segundo passo foi o mais importante. Tentar fazer 10 mil metros e manter-se vivo e inteiro.

Consegui cumprir o objetivo e, pasmem, com fôlego suficiente. Uma injeção de ânimo invadiu minha veia do braço direito e gritei: CACETE DE AGULHA! Putz, agora vai. Correndo 10 km e com fôlego de sobra, comecei marcar o tempo. E pasmem novamente queridos amigos e amigas, leitoras e leitoros, damos e cavaleiras: 10 mil metros em menos de uma hora. Para ser mais exato, 59 minutos 45 segundos e 32 milímetros!(não, escrevi errado não, foi só pra zoar mesmo, isso serve para a confusão entre os substantivos masculinos e femininos. Cadê o humor de vocês?).

Era hora de um upgrade. Motivado com a evolução passei a visualizar o trajeto da prova que têm altos e baixos, ou melhor, trechos em subidas e descidas. Algumas mais acentuadas e outras mais longas, longas retas e pequenos declives. Eu e mais alguns amigos começamos a treinar no trajeto da corrida. Não foi tarefa fácil porém consegui concluir. Outra surpresa, em menos de uma hora, novamente em 59 minutos. Agora, porém era no trajeto total da prova.

Enfim era chegada a hora.
Segunda-feira, 21 de abril de 2008. Concentração total, manter a cabeça fria. Literalmente. No mesmo dia a cidade foi surpreendida com uma saraivada de granizo que deixou um rastro de prejuízo e muita gente assustada. Tudo isso aconteceu a menos de duas horas para a largada da categoria principal da Prova Rústica Tiradentes. Mesmo com o susto cerca de 3600 atletas profissionais e amadores participaram e fizeram um bonito espetáculo.

Como havia previsto, os quenianos fizeram a festa e subiram em (quase) todos os lugares do pódio. Tiveram sorte. Como foi a minha primeira vez (correndo), não consegui me adaptar bem ao peso do chiptiming no meu pé. Fica aqui registrado aqui meu protesto. Outra coisa que eu não estava preparado era com o calçado. Estava com meu tênis slick e com a chuva fui amplamente prejudicado, pois o outro preparado para correr em pista molhada tinha deixado em casa.

Para finalizar, estou muito satisfeito com meu desempenho. Feliz por ter conseguido completar a prova, mais feliz por ter corrido ao lado da mulher da minha vida e com alguns amigos. Feliz também pelos outros tantos que incentivaram e que gritavam “vai lá Sappo!”, além daqueles que gritavam palavras que animavam como: “vixi, ta ferrado”, “corre sua lesma”, “os quenianos já estão tomando cerveja e você ta ai ainda”. A todas essas pessoas, meus sinceros votos de vão se f….!
Da uma olhada ai na classificação:

O link para a classificação geral masculino e feminino está ai ao lado direito do blog.

Um comentário:

Moai disse...

Estou precisando de incentivos para começar a correr. O seu exemplo foi bacana. Valeu!!!