terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Prova Rústica Tiradentes: o desafio

Ninguém melhor que Joaquim José da Silva Xavier(foto ao lado) para tomar como um exemplo a ser seguido. O cara foi tropeiro, minerador, comerciante, militar, ativista político e dentista prático, o que lhe valeu o apelido de Tiradentes e também foi conhecido como mártir e herói do Brasil. Ou seja, ralou pra caramba.
Tiradentes lutou para que o Brasil fosse independente de Portugal. Ou seja, correu atrás de um sonho e objetivo. Foi caguetado por uns puxa-sacos do governo e acabou sendo executado em praça pública numa manhã de sábado do dia 21 de Abril de 1792.

No trajeto entre a cadeia e a praça onde foi enforcado, Tiradentes percorreu em procissão as ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro.
Diz a lenda que o herói andou com a “corda no pescoço” cerca de 10 quilômetros.


A mesma distância da Prova Rústica Tiradentes realizada na cidade de Maringá e que este ano chega a sua 34° edição. Longe de mim querer ser igual a Tiradentes, mesmo por que não estou nem um pouco a fim de perder a cabeça(ok, piada infame!). Mas vou tomá-lo como exemplo de determinação e coragem.
Vamos aos fatos.
Digamos que este ano, graças a forças vindas da conjunção astral de Marte na casa de Júpiter que é vizinho de Saturno e em comemoração ao ano chinês do rato, fui desafiado a participar da Prova Rústica Tiradentes.


Cacete de agulha! São 10 quilômetros para uma pessoa sem o mínimo de preparação física e mental pra isso. Afinal, Joaquim José da Silva Xavier correu para que o nosso País ficasse livre das garras de Portugal e caminhou 10 quilômetros pra morrer enforcado, porque eu não conseguiria me acabar correndo por 10 mil metros? Por que eu não sou Tiradentes, pronto. Mas como não costumo fugir de desafios, topei a parada.
Eu, este simples, modesto e principiante blogueiro deixo registrado que faltando 62 dias para a Prova, começo meus treinos. E tentarei expor no blog minha evolução.


No mapa o trajeto da corrida.

Um comentário:

Anônimo disse...

OAHOUAH.... Cansei só de ver o trajeto!

Com "saltos" vai mais rápido!! Aí vc consegue!

Mande ver! Boa sorte e não esqueça de lubrificar as ventosas.
OUHAoua....
Abraço.