sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Vale a pena lembrar a dada

Se estivesse vivo, hoje completaria 444 anos (um número, digamos, cabalístico) e com certeza teria deixado muito mais perpléxa a humanidade com suas descobertas. O cientísta, físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano Galileu Galilei nasceu na cidade de Pisa(aquela da torre, isso mesmo) em 15 de Fevereiro de 1564, mesmo ano em que o mundo se despedia do pintor e escultor Michelangelo(por incrível que pareça, não era uma tartaruga lutadora) mas que também dava boas vindas ao dramaturgo William Shaskespeare. Galielu morreu com 78 anos na cidade de Florença em 8 de Janeiro de 1642.

A herança de Galisteu, ops, Galileu para a ciência foi grande, tanto que foi considerado o “pai da ciência moderna”. Desenvolveu estudos sobre o movimento uniformemente acelerado, movimento do pêndulo, descobriu a “lei dos corpos”(sem conotação sexual), formulou o conceito de referencial inercial e princípio da inércia. No campo da astrologia, ops, astronomia, descobriu as manchas solares, montanhas da Lua, as fases de Vênus, satélites de Júpiter, anéis de Saturno e as estrelas da Via Láctea. Ufa! Na parte da mecânica, desenvolveu instrumentos como a “balança hidrostática” e “termômetro de Galileu”.

Dentre esses inúmeros feitos, um teve maior destaque. Galileu abraçou a causa de Nicolau Copérnico que dizia ser o Sol o centro do universo tendo a Terra e os outros planetas e estrelas girando em torno dele. Essa teoria chamada de “heliocentrismo” defendida por Copérnico e depois Galileu batia de frente com a teoria do “geocentrismo” formulada por Aristóteles e Ptolomeu que sugeriam que a Terra era o centro do universo e defendida amplamente pela Igreja Católica.
Foi ai que Galileu entrou pelo cano. Mexeu com gente grande, num vespeiro danado! Em 1616 a “Inquisição”(Tribunal do Santo Ofício) bateu em cima e pronunciou sobre a teoria heliocêntrica sendo herética e que estava “teologicamente” errada. Caiu a casa do matemático.


É que naquela época não existia lindas canções como “Quizás, Quizás, Quizás”, interpretada pela voz poderosa de Nathaniel Adams Cole(sem desmerecer os músicos da idade média). Mas quem é esse tal Nathaniel? Talvez o nome Nat King Cole refresque sua mente.
Este ano o mestre do jazz completaria 89 verões se não tivesse morrido em 15 de Fevereiro de 1965 decorrente de um câncer no pulmão. Também, o cara fumava três maços de cigarros por dia! Putz grilas viu. Vai aí a dica: continue fumando feito louco continua!

Serviço:
Quer saber mais sobre Galileu Galilei, teoria heliocêntrica, Inquisição? Então vá pra a Wikipédia.

Se vossa senhoria não conhece nada sobre Nat King Cole como eu não conhecia antes de ouvir um vinil da minha mãe, no iutubí tem vários videos como esse aqui!

Nenhum comentário: