segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O FUTEBOL NA VISÃO DE UM CEGO

Olá amigos é com imensa satisfação que estou escrevendo pela primeira vez para este blog para falar de futebol. Agradeço ao Octávio pela oportunidade e espero que possamos ficar por muito tempo juntos e aqui trocarmos muitas idéias sobre o esporte inglês de natureza e brasileiro de coração.

SÉRIE A

A rodada começou no sábado com três jogos:

Atlético MG X Figueirense 0 a 0,

Goiás 3 X Vitória 0

Flamengo 2 X Sport 1.

VONTADE

Dos jogos de sábado quero destacar a vitória do Flamengo por 2 a 1sobre o Sport, num jogo muito disputado o Flamengo conseguiu vencer o Sport no Maracanã.

Depois de estar atrás do marcador até os 36 minutos do segundo tempo, o time carioca chegou à virada por 2 a 1 e alcançou os 46 pontos, permanecendo na zona de classificação para a Copa Libertadores, em quarto lugar. Juan e Vandinho marcaram os gols dos vencedores, enquanto Roger descontou para o campeão da Copa do Brasil, que tem 39 tentos.

A partida começou muito equilibrada, com o Flamengo tentando tomar a iniciativa, mas encontrando um Sport bem colocado dentro de campo.

E essa foi a temática de todo o primeiro tempo. Mas aos 9 minutos do segundo tempo aconteceu o que a torcida rubro-negra não contava: um lance que mudaria o ritmo do jogo. Carlinhos Bala cobrou escanteio da esquerda, Bruno saiu mal do gol e Roger cabeceou para o fundo da rede, abrindo o marcador para o Sport.

A partir daí o Flamengo se lançou desesperadamente ao ataque. Aos 14 minutos Ibson cruzou e Fábio Luciano cabeceou para fora. Três minutos depois Marcelinho Paraíba cabeceou e Magrão salvou. A torcida já gritava "burro" para o técnico Caio Júnior quando os flamenguistas chegaram ao empate aos 36 minutos. Juan fez boa jogada pela esquerda, penetrou na área e tocou por baixo do goleiro, empatando o jogo.

O lance incendiou a torcida do Flamengo, que conduziu o time à virada aos 44 minutos. Marcelinho Paraíba cruzou da direita e Vandinho escorou para o fundo do gol, definindo o marcador e mantendo assim o Flamengo no G4.

FALTA DE VONTADE

Flamengo e Sport demonstraram muita vontade no jogo de sábado, vontade essa que faltou para o Cruzeiro no domingo contra o São Paulo no Morumbi. O time mineiro fez uma partida apática e acabou sendo derrotado pela equipe paulista por dois a zero e se não abrir o olho não vai se classificar nem pra libertadores.

POSITIVO

Quero em cada rodada do brasileirão estar destacando um ponto positivo e outro negativo na rodada. O ponto positivo pra mim desta rodada é o time do Palmeiras que está fazendo uma excelente campanha, com o empate ontem em Recife contra o Náutico e já está liderando o campeonato junto com o Grêmio com 50 pontos porém com uma vitória a mais. O treinador do Palmeiras gosta muito de falar de projeto e realmente temos que admitir que um empate contra o Náutico lá em Recife não é um mal resultado, ao contrário, podemos sim dizer que isso faz parte realmente do projeto de um time que deseja ser campeão.

NEGATIVO

O destaque negativo da rodada é o Vasco Da Gama o "vascaindo pelas tabelas", infelizmente Roberto Dinamite acabou fazendo jus ao seu apelido e pegando uma verdadeira "bomba" para administrar. O Vasco perdeu mais uma ontem para o Ipatinga por três a um se complicando assim cada vez mais no campeonato.

Quero aqui humildemente defender Roberto Dinamite, pois ele não tem culpa do que está acontecendo hoje com o Vasco, o verdadeiro culpado chama-se Eurico Miranda que agora assisti tudo de camarote e ainda tem a ousadia de criticar, quem plantou tudo isso foi ele e agora infelizmente para os vascainos Roberto Dinamite está colhendo.

MASSACRE

No domingo o jogo que eu gostaria de destacar é o clássico GRENAL onde o Inter massacrou o Grêmio. Que show!

Na primeira bola que chutou ao gol gremista, o Inter fez 1 a 0, com D'Alessandro, logo aos 4 minutos, em belíssimo chute de fora da área.

Verdade que o Grêmio reagiu em seguida, com Tcheco, acertando a trave e a rede de Clemer, aos 18.

Mas o colorado era tão superior que os demais gols foram saindo naturalmente. Até porque o Grêmio perdera Pereira, machucado.

Aos 28, esperta e legalmente, o Inter bateu rapidamente uma falta e Alex enfiou entre as pernas de Victor para fazer 2 a 1. (desculpe o duplo sentido inevitável).

O 3 a 1 veio com Índio, de cabeça, em cobrança de escanteio pela direita de D'Alessandro, aos 40.

E o 4 a 1 ainda no primeiro tempo, com Nilmar, também de cabeça, em bola preciosa alçada por D'Alessandro, outra vez.

O mar vermelho se agitava no gigante da Beira-Rio, com seu gramado impecável, num clássico que os europeus adorariam ver.

Antes do intervalo, uma troca de carícias entre Tcheco e Edinho vale o cartão vermelho e ambos não voltam para o segundo tempo.

Digno, o ex-líder do Brasileirão voltou até melhor no segundo tempo e teve motivo para reclamar de um pênalti de Clemer em Marcel.

O Inter se preocupou mais em evitar confusões, mas, ainda sim, esteve próximo do quinto gol.

E a torcida só queria saber de gritar olé.

Obrigado pela atenção e qualquer dúvida, questionamento, crítica ou elogios, por favor, deixem um comentário.

Ricardo Alexandre, cego sim, mas de olho no futebol.

Nenhum comentário: