No sábado (28), tive a última aula do módulo MERCHANDISING com o professor Edson Miura, doutor no assunto e figura muito carismática.
Durante o módulo passamos pela história do merchandising e suas várias variações variadas de formas e maneiras de utilizá-lo.
Como consumidor, agora ficou tudo bem mais claro, é impressionante como o mercado usa de artimanhas para nos fazer gastar mais e mais. Usam até mensagem subliminar.
Uma dessas técnicas mercadológicas se refere à utilização de cores para chamar atenção do consumidor.
As cores das embalagens evocam memórias e sensações. Veja o que os publicitários têm em mente quando escolhem o tom que embrulham um produto.
VERMELHO
Lembra sangue, fogo, guerra. Liga-se às idéias de perigo, paixão, ardor, excitação. É usado em produtos que busquem uma imagem de arrojo.
LARANJA
Evoca fruta, flor, outono. É associado com euforia, alegria. Aparece com destaque em embalagens que pretendem seduzir a juventude.
AMARELO
É a cor do ouro e, portanto automaticamente associada à riqueza. Também evoca diversão. É ideal para guloseimas destinadas a crianças e jovens.
VERDE
Lembra vegetação, pedras preciosas. Simboliza a esperança, a calma e a segurança. É a cor preferida produtos cheirosos e perfumados, como os materiais de limpeza.
AZUL
Traz as idéias de céu e de mar. sugere frescor, paz, repouso. Aparece em mercadorias cuja imagem é associada a tranqüilidade.
Em breve mais postagem de cunho educativo-científico com base em estudos mercadológicos.
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