segunda-feira, 2 de março de 2009

CORES

No sábado (28), tive a última aula do módulo MERCHANDISING com o professor Edson Miura, doutor no assunto e figura muito carismática.

Durante o módulo passamos pela história do merchandising e suas várias variações variadas de formas e maneiras de utilizá-lo.

Como consumidor, agora ficou tudo bem mais claro, é impressionante como o mercado usa de artimanhas para nos fazer gastar mais e mais. Usam até mensagem subliminar.

Uma dessas técnicas mercadológicas se refere à utilização de cores para chamar atenção do consumidor.

As cores das embalagens evocam memórias e sensações. Veja o que os publicitários têm em mente quando escolhem o tom que embrulham um produto.

VERMELHO

andressa-zizzari

 

 

 

 

 

 


Lembra sangue, fogo, guerra. Liga-se às idéias de perigo, paixão, ardor, excitação. É usado em produtos que busquem uma imagem de arrojo.

LARANJA

 laranja

Evoca fruta, flor, outono. É associado com euforia, alegria. Aparece com destaque em embalagens que pretendem seduzir a juventude.

AMARELO

amarela

 

 

 

 

 

 


É a cor do ouro e, portanto automaticamente associada à riqueza.  Também evoca diversão. É ideal para guloseimas destinadas a crianças e jovens.

VERDE

verde

Lembra vegetação, pedras preciosas. Simboliza a esperança, a calma e a segurança. É a cor preferida produtos cheirosos e perfumados, como os materiais de limpeza.

AZUL

azul

 

 

 

 

 

 

 


Traz as idéias de céu e de mar. sugere frescor, paz, repouso. Aparece em mercadorias cuja imagem é associada a tranqüilidade.

Em breve mais postagem de cunho educativo-científico com base em estudos mercadológicos.

Nenhum comentário: