segunda-feira, 25 de agosto de 2008

A viola

Se não tivesse recebido esta informação de fontes seguras eu duvidaria. Ou melhor, acho que acreditaria sim. Hoje em dia tudo é possível.
Pense você.
Imagine que você é um músico. Entoou notas a noite toda para uma platéia ávida por um bom som e para colocar o esqueleto para chacoalhar. Após horas a fio sendo aplaudido, ovacionado e, porque não, ouvindo aquele engraçadinho pedir insistentemente “toca Raul!”, você fica no limiar entre a tolerância e a vontade de quebrar sua viola na cabeça do mesmo, pois aquilo não era show de roquenrou, era na verdade um show sertanejo.
Depois de tudo isso você para, pensa, olha pra carteira com algumas onças dispostas lado a lado e chega à belíssima conclusão que aquela noite mereceria ser finalizada com chave de ouro.
Ai munido de desejo incontrolável de se dar bem, pega a viola, bota na sacola e sai rumo ao divertimento. Sai vagando pela cidade. Passa por uma região onde o “divertimento” fica nas esquinas. Mesmo sabendo dos riscos que essa diversão pode trazer resolve parar. Papo vai, papo vem no intuito em chegar num consenso sobre o preço do bilhete para o divertimento, de repente, um vacilo e o que seria o final de uma noite feliz se torna caso de polícia.
Lembrei daquele refrão, daquela música, do Rolando Boldrin: “peguei a viola, botei na sacola e fui viajar…”. Parodiando a canção: “parei a moçoila, ela roubou a viola e eu fui denunciar…”.
Para não dizer que estou mentindo. O boletim de ocorrência na íntegra.

Furto de viola
Às 04h25min, a Polícia Militar compareceu à Rua Joubert de Carvalho, via pública, Centro, onde constatou junto ao solicitante que enquanto conversava com uma garota de programa a mesma valeu-se de um momento de distração e furtou-lhe 01 (uma) viola.

Acabou

Acabou. Fim. È stato finito. Finish. Game Over.
Lá se foi mais uma Olimpíada. Durante pouco mais de duas semanas o mundo parou para celebrar competições entre várias nações. Nasceram novos heróis. Ficaram velhas frustrações. Enfim, venceram os melhores.
Não tivemos a melhor das participações em nossa grandiosa história dos jogos. Nossa querida Tonga não conquistou medalha. Mas não ficamos tristes por isso. Somos vitoriosos. Gostaríamos sim de ter ouvido nosso glorioso hino ser entoado no Ninho do Pássaro. Gostaríamos sim de ter visto nossa flâmula balançar esplendorosa no mastro mais alto. Não deu. Paciência. Aliás, virtude essa que temos de sobra.

Mas ficamos felizes por nossos irmãos brasileiros. Ou melhor, pelas nossas irmãs. Uma salva de palmas para as mulheres do Brasil. E um voto de confiança para os homens que lutaram sim, mas não venceram a batalha. Mais sorte na próxima.

Agora nos resta esperar mais quatro anos. Londres que nos aguarde.

Deixamos aqui o registro de agradecimento à todos os tonguenses que torceram por nossa nação. Muito obrigado.

sábado, 16 de agosto de 2008

Primeiro ouro do Brasil veio da água!



Pedimos a compreensão de nossos fanáticos tongenses, mas devemos parabenizar a grande conquista do nosso país co-irmão, Brasil.

Cesar Cielo foi o mais rápido nas piscinas nos disputadíssimos 50 metros livres. Nadou como um tubarão, não tomou conhecimento dos adversários e subiu ao lugar mais alto do pódio.

Parabéns para "Cesão", parabéns para o Brasil. A vitória dessa nação é também a vitória de Tonga!!!

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

A primeira vez a gente nunca esquece

E o tempo vai passando!!!
Parece que foi ontem que consquistamos nossa primeira medalha olímpica. E foi dureza, com muita luta. Literalmente.
Há 12 anos conquistamos o pódio pela primeira vez na história. Na raça, na coragem, no punho. Tá certo que levamos um gancho certeiro, mas vários diretos também deixaram nosso oponente desnorteado.
Era Atlanta, 1996. Disputa pela medalha de ouro na categora superpesado do boxe. A luta foi decidida nos pontos. Deu Ucrânia. Deu Vladimir Klichko.
Ficamos com a prata. Prata que brilhava como ouro e era refletido no olhar de satisfação de nosso primeiro e único medalhista olímpico Paea Wolfgram.

Grande Paea Wolfgram. Nosso herói eterno.
Salve Tonga.

domingo, 10 de agosto de 2008

Parabéns Paizão

Hoje o blog da um tempinho nas Olimpíadas. Pedimos desculpa para nossos fieis amigos tonguenses. Mas também serve para todos os pais de Tonga

Neste segundo domingo de Agosto comemoramos o Dia dos Pais.
Esta é uma singela homenagem para aquele que contribuiu para que eu viesse ao mundo. Para aquele que serve de inspiração. Para aquele que sempre soube dizer sim e dizer não.

Para meu paizão. Um Feliz Dia dos Pais!!!
Aproveite bem as férias com a mãe e la mia sorella in la nostra terra.
Beijo.


Empresto a canção do Fáaaaaaaaabio Junco.

Pai


Fábio Jr
Composição: Fábio Jr.
Pai!Pode ser que daqui a algum tempo
Haja tempo prá gente ser mais
Muito mais que dois grandes amigos
Pai e filho talvez...Pai!

Pode ser que daí você sinta
Qualquer coisa entre
Esses vinte ou trinta
Longos anos em busca de paz...Pai!

Pode crer, eu tô bem
Eu vou indo
Tô tentando, vivendo e pedindo
Com loucura prá você renascer...Pai!

Eu não faço questão de ser tudo
Só não quero e não vou ficar mudo
Prá falar de amorPrá você...Pai!
Senta aqui que o jantar tá na mesa

Fala um pouco tua voz tá tão presa
Nos ensine esse jogo da vida
Onde a vida só paga prá ver...Pai!
Me perdoa essa insegurança

Que eu não sou mais
Aquela criança
Que um dia morrendo de medo
Nos teus braços você fez segredo

Nos teus passos você foi mais eu...Pai!
Eu cresci e não houve outro jeito
Quero só recostar no teu peito
Prá pedir prá você ir lá em casa

E brincar de vovô com meu filho
No tapete da sala de estar
Ah! Ah! Ah!...Pai!
Você foi meu herói meu bandido

Hoje é mais
Muito mais que um amigo
Nem você nem ninguém tá sozinho
Você faz parte desse caminho

Que hoje eu sigo em paz
Pai! Paz!...

sábado, 9 de agosto de 2008

As mulheres na Olimpíada

Os jogos estão em ritmo acelerado. Várias competições movimentam os nossos atletas. De Tonga, é claro.
A delegação nunca esteve tão motivada. As previsões são boas.
Gostaria aqui de expressar a nossa revolta com alguns veículos de comunicação internacionais que não estão dando o devido valor e respeito para com a nossa delegação.

Por exemplo, o jornal impresso italiano La Gazzetta dello Sport, que está promovendo em seu sítio uma votação para saber quem é a atleta mais sexy das Olimpíadas. Existem canditas de países sem expressão nenhuma no nosso ponto de vista. Quem vai prestar atenção em atletas da suécia? Japão? Hungria? Noruega? Estados Unidos da América? Este último com garotas de várias modalidades como futebol, natação e tênis com as irmãs Williams que mais parecem o 50 Cent cabeludo.

O link para o concurso é esse:


Manifestamos aqui nosso total descontentamento com este ridículo concurso. Consideramos que a beleza da mulher tonguense merece reconhecimento internacional.


Alguns exemplos de nossas belas mulheres que representam as várias etinias de nossas ilhas.
Bom final de semana a todos e fiquem de olho em TONGA.





sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Pequim 2008 - A maior Olímpiada da História Começou!

É chegada a hora.

Nos próximos dias o mundo estará com as atenções voltadas para a China. Serão 205 Nações disputando seu espaço entre os melhores do planeta.

Estaremos torcendo por nosso belo e gigante país. Tonga!

Para quem não conhece, segue um pouco de história. Confira o link:



Enquanto isso fiquem atentos nas imagens. E olho na bandeira.





Era pra ficar de olho na bandeira!

Para que todos passamos cantar o hino, segue a letra:


ʻE ʻotua māfimafi
ko homau ʻeiki koe
ko koe ko e falalaʻanga
mo e ʻofa ki Tonga.
ʻAfio hifo ʻemau lotu
ʻaia ʻoku mau faí ni
mo ke tali homau loto
ʻo maluʻi ʻa Tupou.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O Brasil entra com peito nas Olimpíadas. Mas nós queremos é Tonga.

O Brasil começa no zero vs zero nas Olimpíadas.
A nossa primeira esquadra a entrar de "peito" nos jogos foi a Seleção Feminina de Futebol. O jogo foi contra o time da Alemanha.
Não foi um jogo dos mais emocionantes. O primeiro tempo foi bem chatinho, o time das Schumakers atacou mais. Na minha opinião, as meninas do Brasil entraram em campo de salto alto.
O segunto tempo as garotas de Ipanema atacaram mais. Mas o resultado não mudou e o final ficou mesmo no empate.
Com isso, meus caros poucos visitantes, o blog irá voltar a atenção para as Olímpiadas.

A partir de hoje nossos repórteres especialmente destacados para vigiar os jogos estarão, direto da China, abastecendo este espaço com informações olímpicas.

Acompanharemos passo a passo a delegação de Tonga. Informando sobre os treinos, disputas e conquistas dos atletas tonganenses.

Abraço a todos.

domingo, 3 de agosto de 2008

Domingo nublado e motor estourado!

Tá, tá, tá... faz tempo que não escrevo nada. Repito o que já disse em posts anteriores: não é por preguiça, nem por falta de inspiração. É que muitas vezes desejamos ser dois ou que o dia tivesse no mínimo 38 horas. Ou que o sono não viesse nunca, afinal, dormir pra que?

Domingão nublado. Acordei e rapidamente liguei a TV, a F1 já estava na oitava volta e o que via na tela me deixava animado. Numa ação arrojada, Massa não toma conhecimento das duas McLarens que estavam a sua frente, faz a manobra perfeita e na primeira curva assume a primeira colocação.

Sensacional!!! Domingo ja estava salvo. Era só administrar. Tudo corria bem, Felipe sobrava na pista, estratégias de box estavam saindo bem, os outros pilotos brigavam entre eles pra tentar ganhar posições.

Até Hamiton colabarava com um pneu furado. Caiu da segunda para a nona colocação. Isso faltando mais ou menos 20 voltas. Estava tudo dando certo. Estava.

Comentaristas já faziam contas: com essa vitória, Felipe Massa assume a liderança do campeonato, fica com uma corrida de diferença no campeonato - dizia um deles.

Até que, faltando quatro voltas para a banderada quadriculada.... BUMMM!

A vitória que pareceia mais que certa de Massa foi para os ares junto com o motor Ferrari que estourou na reta dos boxes. Bem na frente da McLarens, Renaut, BMW e da própria equipe.

Desolação. As mãos levadas até o capacete pareciam tepetir meu próprio ato. Não dava pra acreditar. Acredite. Massa não conteve as lágrimas e a frustração. Desabou. A equipe não sabia explicar o que acontecera numa corrida que estava sendo administrada metro a metro, poupando pneus, freios, embreagem e piloto.

"Coisas de Hungria", disse Reginaldo Leme, comentarista e especialista em F1 da Rede Globo. Confesso que não sou muito bom relembrar fatos da história da corrida de carros mais rápida do mundo. Mas se Reginaldo disse, está dito.

O resultado final da prova foi:
1° Heikki Kovalainen – McLaren [ 1h37m27s] = 10
2° Timo Glock – Toyota [+ 11s061] = 8
3° Kimi Raikkonen – Ferrari [+16s856] = 6
4° Fernando Alonso – Renault [+21s6] = 5
5° Lewis Hamilton – McLaren [+23s0] = 4
6° Nelson Ângelo Piquet – Renault [+32s2] = 3
7° Jarno Trulli – Toyota [+36s4] = 2
8° Robert Kubica – BMW [+48s3] = 1

O campeonato fica assim:
1° Hamilton – 62
2° Raikkonen – 57
3° Massa – 54
4° Kubica – 49
5° Heidfeld – 41
6° Kovalainen – 38
7° Trulli – 22
8° Webber - 18

A próxima corrida será dia 24/08 na Espanha, no circuito de Valência.

Bom domingo a todos, aliás, boa semana a todos!
Nos vemos por aí.