quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Crônica das antigas, do fundo do baú

Esse texto é em homenagem ao meu primo que acaba de casar.

Alianças

Em fim é maio, mês das noivas. Mês em que o amor de duas pessoas é finalmente concretizado perante a lei de Deus e do homem na bela instituição que é o casamento.

Puxa vida... casar. Outro dia ouvi alguém dizer que há vários tipos de casamentos, por exemplo: o casamento de pobre é uma soma: “ele” junta o carro(fusca 66) + a televisão(14’ preto e branco) + o sofá (de curvim, é claro) e “ela” junta a cama + o guarda roupa(cama e guarda roupa comprado na loja de móveis usados do Salin) + as peças da cozinha( que ganhou no chá de cozinha de 1,99), eticétara. O casamento de rico já é uma divisão: o que é meu é meu e o que é seu é seu(no caso das mulheres elas também querem o que não é delas!). Que maldade!

E num desses bares da vida onde todo bêbado é sociólogo, filósofo e técnico de futebol, ouvi dois amigos conversando sobre casamento. Veja só! Fiquei atento a conversa, quando um deles após um breve momento de reflexão falou:

_ Cara, da próxima vez que eu me casar, vou casar com um homem! Daí não vai ter problema nenhum. Se eu disser: benzinho!!! Vamos pescar? ele vai responder, vamos! Se eu disser: vamos assistir o jogo do Mengão? Ele vai adorar. Dá até pra ir nas festas e paquerar umas gatinhas sem ter que dizer que as marcas no pescoço foi resultado de uma briga!
Só não pode calçar o mesmo número da chuteira, senão dá briga. Essa tese abala as estruturas de quem anda descontente com o casamento.

Mas o que vale é o amor que as pessoas passam uma para a outra, independente se homem ou mulher. O importante é amar! E se não der certo tal união, há outra instituição maravilhosa: o divórcio.

Nenhum comentário: